DRM-RJ Participa de Seminário Organizado pelo TCU PDF Imprimir E-mail

24/11/2016

O Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro participou neste último dia 17 do Seminário TCU 2016 sobre Proteção e Defesa Civil, organizado pelo Tribunal de Contas da União através da Secretaria de Controle Externo no Estado do Rio de Janeiro. O evento ocorreu no Auditório Ivan Luz, no centro da cidade do Rio de Janeiro.

O encontro promoveu a exposição e o debate acerca da atuação articulada dos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, abordando o aperfeiçoamento deste sistema, à implementação de medidas preventivas, preparatórias e mitigatórias de impactos causados por desastres naturais, e aos resultados alcançados, além dos desafios a enfrentar.

Painel "Ações de prevenção e mitigação: Mapeamentos geológicos e hidrológicos".

O evento, que apresentou seis painéis relacionados ao tema, teve a participação do DRM-RJ no painel "Ações de prevenção e mitigação: Mapeamentos geológicos e hidrológicos". O Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro demonstrou sua importância na área com a elaboração de oitenta e cinco cartas de risco iminente e de dez cartas de aptidão urbana dos municípios do Rio de Janeiro. Há ainda a previsão de promover no ano de 2017, em parceria com a Escola de Defesa Civil – EsDEC, capacitações aos técnicos que atuam nos municípios fluminenses, além de outras importantes contribuições do órgão para o avanço no tema.

Participaram deste painel, além do Presidente do DRM-RJ, Wilson Ferreira Giozza, o Presidente do Instituto Estadual do Ambiente – INEA, Marcos de Almeida Lima, e o Chefe do Departamento de Gestão Territorial da CPRM, Jorge Pimentel. A moderação ficou a cargo do Secretário Geral de Controle Externo no Estado do Rio de Janeiro, Carlos R. de Freitas Leal.