PCG/DRM-RJ realiza trabalhos de campo com professores e implanta nova placa PDF Imprimir E-mail

12/12/2016
O DRM-RJ realizou nos dias 28 de novembro e 03 de dezembro, através do Projeto Caminhos Geológicos – PCG, atividades de campo com professores dos ensinos fundamental e médio. Em ambas as atividades, o geólogo Leonardo Pressi e o geógrafo Marcus Felipe Cambra expuseram aos professores conhecimentos sobre a geodiversidade dos locais visitados, atendendo o principal objetivo do projeto, que é a divulgação do conhecimento das geociências no estado do Rio de Janeiro.

Explicação no hotel sobre o Maciço da Tijuca e o Morro do Corcovado

No dia 28, o trabalho foi realizado no alto do Morro do Corcovado, cartão postal da cidade do Rio de Janeiro, onde se encontra a estátua do Cristo Redentor. O PCG foi convidado a participar da programação de premiação da 8ª Semana de Premiação da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente – OBSMA, promovida pela Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, que desenvolve o projeto em todo o Brasil. Ao todo foram trinta e seis trabalhos escolares premiados de destaque regional. Entre eles, seis trabalhos receberam também destaque nacional. Estiveram presentes no evento um número aproximado de oitenta pessoas entre professores e estudantes de todas as regiões do Brasil.

Visita guiada dos olímpicos no Morro do Corcovado

O evento fez parte de um roteiro turístico-educativo onde os premiados olímpicos tiveram contato com temas de saúde, meio ambiente e educação. As explicações aos olímpicos ocorreram em um hotel no bairro de Copacabana e no alto do Morro do Corcovado, que integra o Maciço da Tijuca. Foram transmitidos conhecimentos sobre a geologia, geomorfologia, hidrologia e geografia deste maciço costeiro e o seu entorno ocupado pela cidade maravilhosa. Vale ressaltar que neste maciço se encontra a maior floresta urbana do mundo replantada pelo homem, a qual é protegida pelo Parque Nacional da Floresta da Tijuca.

Café da manhã com a turma de professores no CEPEDE- Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Educação

Já no dia 03, o PCG encerrou a sua participação no curso de capacitação em geociências para professores dos ensinos fundamental e médio, além de educação de jovens e adultos – EJA da rede pública municipal de Armação dos Búzios. Esta atividade foi organizada a partir de três encontros teóricos nos dias 24/09, 29/10 e 19/11 e deste trabalho de campo. As visitas guiadas foram realizadas em sítios geológicos do município de relevâncias científica, educativa e turística, dentre os quais estão situadas seis placas interpretativas elaboradas pelo Projeto Caminhos Geológicos.

Visita à nova placa do PCG no Mangue de Pedra em Búzios

Morro das Emerências - Ponto Culminante de Búzios - visto do campo de Dunas de Tucuns

O Curso, organizado pelas professoras do departamento de geologia da UFRJ Kátia Mansur e Cícera Neysi de Almeida, além do doutorando em Geologia Vitor Nascimento e executado em parceria com o DRM-RJ através do PCG, integra um projeto global de extensão para os dezesseis municípios fluminenses que compõem a proposta do Geoparque Costões e Lagunas. Armação de Búzios, através da sua Secretaria Municipal de Educação, é o quinto município a ser contemplado. O curso já foi oferecido em Rio das Ostras, Araruama, Saquarema e São Pedro da Aldeia.

Falésia expondo horizontes A, E e C em depósitos da Formação Barreiras

Orogenia Búzios indicada pelas dobras presentes em metassedimentares
- Placa dos Caminhos Geológicos

Destaque para a implantação de uma nova placa interpretativa do Projeto Caminhos Geológicos no sítio geológico Mangue de Pedra situado na enseada da Praia Gorda, instalada no dia 02 de dezembro para receber a visita de campo dos professores. A elaboração, confecção e instalação da placa contou com as parcerias da UFRJ, Secretaria de Educação e Secretaria de Meio Ambiente e Pesca de Armação dos Búzios, e em especial, colaboradores da cidade, além do apoio de dois professores do próprio curso de capacitação.

Para mais detalhes, escreva para a equipe do Projeto Caminhos Geológicos: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.