Prefeitura de Itatiaia recebe a proposta de implantação do Projeto Caminhos Geológicos (DRM-RJ) PDF Imprimir E-mail
18/05/2017
No dia 10 de maio de 2017, a prefeitura de Itatiaia através da sua Secretaria de Planejamento e da Assessoria Especial de Cultura recebeu o coordenador do Projeto Caminhos Geológicos, do Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro (DRM-RJ), Marcus Felipe Cambra, o professor Claudio Limeira da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a professora Soraya Gardel da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), o professor Renato Cabral Ramos diretor do Museu Nacional, e o geólogo e mestrando da UFRRJ, Ricardo Leite.
Neste encontro ocorreu a apresentação do Projeto Caminhos Geológicos que visa promover a difusão do conhecimento geológico do estado, como base para preservação de seus monumentos naturais, verdadeiro patrimônio de todos os cidadãos. Para tal finalidade, o projeto se utiliza das informações científicas produzidas nas universidades e centros de pesquisa para a elaboração de placas interpretativas a serem instaladas em pontos de interesse geológico no estado do Rio de Janeiro.
Através das placas do projeto, os visitantes (população local, turistas, professores, estudantes, pesquisadores e público em geral) têm acesso ao conhecimento da história geológica destes pontos de interesse, podendo perceber a complexidade e o tempo que a natureza leva para construir tais paisagens. Desta forma, se dá a importância devida aos elementos da geodiversidade local, promovendo a identidade cultural da população dos municípios com os seus monumentos naturais para a sua conservação.
Além da apresentação do projeto e da geologia de Itatiaia, o encontro também serviu para se discutir as estratégias para a obtenção de recursos através de parcerias para a implantação e posterior manutenção destas placas no município. Foram apontados pelos pesquisadores vinte e um (21) pontos potenciais para a instalação das placas, considerando-se os seus usos para o turismo, a educação e a ciência.
Futuramente, pretende-se realizar a elaboração de um roteiro turístico para Itatiaia com os pontos sinalizados pelas placas do projeto, objetivando o fortalecimento do turismo científico (geoturismo) da cidade, contribuindo assim para o seu desenvolvimento sócio-econômico e a preservação dos seus monumentos naturais.

Link da matéria publicada no site da prefeitura de Itatiaia:

Mais detalhes, escreva para a coordenação do Projeto Caminhos Geológicos: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.