DRM-RJ realiza Mesa Redonda "O desafio da Geologia de Engenharia para levar à frente sua missão na prevenção dos desastres em meio à crise" PDF Imprimir E-mail
23/05/2017
Na quarta-feira, dia 17 de maio, o DRM-RJ promoveu em seu auditório, o evento de Encerramento do Plano de Contingência do DRM-RJ. Este ano o tema da mesa redonda promovida foi “O desafio da Geologia de Engenharia para levar à frente sua missão na prevenção dos desastres em meio à crise”, e contou com a participação da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM); da Fundação Instituto de Geotécnica (GeoRio); e da Associação de Profissionais de Geologia do Estado do RJ (APG-RJ).
O presidente do DRM-RJ, Wilson Giozza, realizou a abertura do evento, juntamente com a Diretora de Geologia, Aline Freitas da Silva, que apresentou o Plano de Contingência, os atendimentos emergenciais realizados nesta temporada 2016-2017 - destacando o acidente de Quitandinha (Petrópolis) -, e as dificuldades e as medidas adotadas diante da crise pela qual passa o Estado/RJ.

Em seguida, abrindo a mesa redonda, José Antônio Ferreira, Coordenador Geologia da GeoRio, fez uma explanação sobre como a GeoRio trabalhou e trabalha diante da atual política pública, considerando as dificuldades e desafios.

Em seguida, Maria Emília Brenny, Geóloga da CPRM – representando o Chefe do Departamento de Gestão Territorial da CPRM, Jorge Pimentel -, apresentou a trajetória das atividades de Risco Geológico da CPRM, falou dos cortes orçamentários e da projeção de cenário para 2017-2018 quantos aos projetos desenvolvidos.

Fechando a mesa redonda, Claudio Amaral, Presidente da APG-RJ, falou sobre perspectivas políticas, posicionamento dos órgãos diante da situação do Estado e a valoração do profissional de Geologia e dos Serviços Geológicos.

Por fim, foi aberta a palavra aos presentes, onde os membros da mesa redonda e demais participantes, tais como JICA, as Defesas Civis dos municípios de Mesquita, Niterói e Nova Iguaçu, além dos técnicos do DRM-RJ, expuseram suas intervenções manifestando como pretendem continuar trabalhando em prol da sociedade diante das dificuldades e colocaram suas visões de futuro.