Prefeitura recebe a proposta de revitalização e expansão do Projeto Caminhos Geológicos em Nova Iguaçu (DRM-RJ). PDF Imprimir E-mail
24/05/2017
No dia 17 de maio de 2017, a prefeitura de Nova Iguaçu através da sua Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMADETUR) recebeu o coordenador do Projeto Caminhos Geológicos, do Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro (DRM-RJ), Marcus Felipe Cambra, na sede do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu (PNMNI).
Neste encontro foi realizada a apresentação do projeto ao Conselho Consultivo do PNMNI e a representantes da SEMADETUR: o Coordenador de Gestão de Áreas Protegidas e Biodiversidade de Nova Iguaçu José Arnaldo dos Anjos Oliveira; o chefe do PNMNI Edgar Martins e a professora do Departamento de Geografia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) Edileuza Dias de Queiroz.
O Projeto Caminhos Geológicos visa promover a difusão do conhecimento geológico do estado, como base para preservação de seus monumentos naturais, verdadeiro patrimônio de todos os cidadãos. O projeto se materializa através da instalação de placas interpretativas que contam a história geológica destes locais de belezas naturais singulares, disponibilizando informações científicas em uma linguagem acessível a todos visitantes. Ainda elabora roteiros geológicos e oferece cursos de capacitação para profissionais da educação, do meio ambiente e do turismo. Tais ações fortalecem o potencial turístico destas localidades e criam uma identidade cultural da população local com os monumentos naturais do seu município, levando à sua preservação.

Na reunião também se discutiu as estratégias para a obtenção de recursos públicos e privados para a manutenção das doze placas já existentes no parque e para a implantação de duas novas placas no município. Edgar Martins e José Arnaldo manifestaram especial interesse na revitalização do projeto, que recebeu os nomes de Projeto Caminhos Geológicos I e II nas sinalizações indicativas do parque. A nova fase do projeto no parque será chamada de Projeto Caminhos Geológicos III.

Mais detalhes, escreva para a coordenação do Projeto Caminhos Geológicos: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.