Estudo técnico do Departamento de Recursos Minerais do estado subsidiam gestão de risco em Niterói PDF Imprimir E-mail

13/08/2019

Mapeamento de Risco a Escorregamentos realizado pelo órgão embasa intervenções em municípios

Com objetivo de prevenir desastres naturais, o Departamento de Recursos Minerais (DRM-RJ), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), realizou um mapeamento de risco a escorregamentos que tem auxiliado a tomada de decisões do estado quanto ao investimento em obras de estabilização, assim como os municípios. Esse é o caso das obras recém anunciadas para as encostas de Jurujuba, em Niterói, um dos bairros beneficiados pelo mapeamento.

No caso de Jururuba, a avaliação foi realizada em três fases, sendo concluída e apresentada à vice-prefeitura municipal em 2018.

O trabalho foi realizado pelo Núcleo de Análise e Diagnóstico de Escorregamentos do Departamento de Recursos Minerais (NADE/DRM-RJ), para dotar os municípios fluminenses e o Governo do Estado de instrumentos técnicos científicos, que traduzam conhecimento sobre distribuição e probabilidade de ocorrência de escorregamentos e as consequências a eles associados. As ações do NADE/DRM-RJ subsidiam a tomada de decisão quanto a gestão de risco a escorregamentos nos municípios, contribuindo com o aumento da resiliência frente à possibilidade de desastres.

Ao longo dos últimos anos, o DRM-RJ desenvolveu diversas ações na área de risco, atendendo demandas diversas, desde atendimentos emergenciais, vistorias técnicas, programas de mapeamento e ações educativas quanto a percepção de risco.

#ambienterj #govrj #vamosvirarojogo