Skip to content
Home
MAIS DOIS PAINÉIS DO PROJETO CAMINHOS GEOLÓGICOS SÃO ENTREGUES PARA A SOCIEDADE FLUMINENSE PDF Imprimir E-mail

O DRM-RJ, representado pelo seu Assessor Institucional, Robinson Ramos Ferreira, pela geóloga Thaís Salgado Pimenta e pelo geógrafo Pedro Hugo Müller Xaubet, inaugurou mais dois painéis do Projeto Caminhos Geológicos na última sexta-feira, dia 04 de junho de 2021, durante o evento organizado pela Prefeitura de Maricá em comemoração à Semana do Meio Ambiente, com a parceria da UERJ, da UFRJ e do Projeto Geoparque Costões e Lagunas do RJ, que tem a chancela da UNESCO e visa fortalecer o desenvolvimento socioeconômico local por meio do Geoturismo.

O Projeto Caminhos Geológicos foi criado pelo DRM-RJ em 2001, sendo pioneiro na área de Geoconservação e motivo de inspiração para ações de valorização da Geodiversidade em todo o território nacional. O Estado do Rio de Janeiro supera a marca de uma centena de painéis geológicos instalados em 32 municípios, segue com a proposta de formalizar novas parcerias com universidades e empresas, além de inovar com a utilização da tecnologia QRCode nas novas placas interpretativas.

Os painéis da Gruta da Sacristia e da Praia da Sacristia, localizados no Costão de Ponta Negra, desvendam os processos de formação de rochas metamórficas, magmáticas e sedimentares, datadas com cerca de 2 bilhões de anos, 130 milhões de anos e 8 mil anos, respectivamente. A intensa beleza cênica e a singular presença destas raridades geológicas revelam um alto valor geoturístico, científico e didático, com grande potencial para o desenvolvimento econômico sustentável local.

 

Acesso Rápido

Siga-nos em nossas redes sociais