Skip to content
Água Mineral PDF Imprimir E-mail
Seg, 02 de Setembro de 2013 00:00
Autores: Elisa Fernandes ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ) e Ronaldo Costa ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. )

Características do Parque Envasador de Água Mineral Natural - RJ/2013
A água mineral tem grande aceitação popular, tanto pela sua potabilidade como por ser bebida natural capaz de saciar a sede e, para alguns consumidores, por possuir funções terapêuticas. A água mineral é um bem mineral especial, com algumas características diferenciadas dos demais conhecidos, a exemplo do fato de ser o único recurso mineral renovável, haja visto o fato inconteste de ser parte integrante do ciclo hidrológico. A água em si já é uma substância do reino mineral da natureza, mas é em seu modo de ocorrência no subsolo que ela adquire o atributo de água mineral, preenchendo entre outras condições, os requisitos comuns aos outros bens minerais.
O Código de Águas Minerais (1945) define as águas minerais como

"águas provenientes de fontes naturais ou de fontes artificialmente captadas que possuam composição química ou propriedades físicas ou físico-químicas distintas das águas comuns, com características que lhes confiram uma ação medicamentosa".
Além disso, a água mineral é o único bem mineral utilizado para consumo humano como alimento, atendendo a necessidade vital de dessedentação.
Dados obtidos no Cadastro Mineiro – 2012 (CAM-DRM) e DNPM apontam o quantitativo de Processos Minerários para explotação de Águas Minerais no Estado do Rio de Janeiro em 2012:

Requerimentos para Pesquisa Mineral 377
Portarias de lavra concedidas 96
Empresas implantadas em funcionamento 62
 
 
  
   


O consumo aparente atual do produto envasado no Estado do Rio de Janeiro é superior a 700 milhões de litros / ano, com consumo anual per capita entre 41 e 43 litros;
O Parque Produtor do RJ já tem na sua capacidade instalada o suficiente para suprir a demanda do Estado pelo produto envasado para galões de 20 litros, ou seja, o ERJ é reconhecidamente auto-sustentável na produção e comercialização do produto envasado em garrafão.
Das 62 unidades fabris em operação no ERJ em 2013:
  • 35 empresas operam exclusivamente com garrafões retornáveis de 20 litros e /ou 10 litros;
  • 28 empresas que envasam além dos garrafões retornáveis, também operam com embalagens descartáveis na linha de produção, com volumes que variam: 5 litros; 2 lts; 1,5 lts; 510 ml; 500 ml; 610ml; 600 ml; 300 ml e 200 ml; e
  • 08 empresas operam exclusivamente com embalagens descartáveis (recicláveis) entre elas a Nestlé Waters (Água Petrópolis) líder no mercado de descartáveis no ERJ.Na edição de 2006 do livro “Águas Minerais do Estado do Estado do Rio de Janeiro”, a produção envasada em galões de 20 e 10 litros representavam 77 % de toda a produção anual no ERJ e 23 % do restante eram envasadas em embalagens descartáveis (recicláveis).Atualmente, pelas informações levantadas através do nosso Cadastro de Atividades Minerais – CAM-DRM-RJ, junto às empresas envasadoras do ERJ, a produção local de Água Mineral Natural já alcançou a casa dos 518 milhões de litros anuais, podendo chegar a 550 milhões de litros com o resultado das expansões realizadas e novas empresas iniciando as atividades em 2012/2013. Entre os seis maiores contribuintes do ICMS do ERJ (a exceção da Nestlé Waters, líder do mercado de descartáveis), são das empresas que comercializam seus produtos também em garrafões de 20 litros e as embalagens descartáveis onde as empresas conseguem agregar maior valor com o apelo do “design” das garrafas e de seu fácil manuseio.Os resultados obtidos com a arrecadação do ICMS para a água mineral natural comercializada no ERJ (dados da SEFAZ/RJ) apresentam um total de contribuição da ordem de R$ 13,9 milhões, sendo que 43,5% foram referentes ao produto importado de outros estados (principalmente SP e MG), que são disponibilizados no mercado fluminense em embalagens descartáveis

TABELA: INDICADORES DO PARQUE ENVASADOR DE ÁGUA MINERAL NATURAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO


Nº Empresa Produção (litros) Valor da Produção (R$) Mão de obra
62 518.000.000 79.000.000,00 1.145

Clique no mapa para ampliar  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Link Relacionado: 
 

 

 

Acesso Rápido

Siga-nos em nossas redes sociais