Skip to content
Home O DRM Conheça
O DRM-RJ PDF Imprimir E-mail

A INSTITUIÇÃO

O DRM-RJ – Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro, é uma Autarquia criada pelo Decreto-Lei no 201/75. Em 1999, passou a estar vinculado à Secretaria de Estado de Energia, da Indústria Naval e do Petróleo - SEINPE, em janeiro de 2007, a SEINPE passou a ser denominada Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços - SEDEIS. Em janeiro de 2017, por força do Decreto nº 45.896/17, que modificou a estrutura do Poder Executivo do ERJ, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços - SEDEIS foi incorporada à Secretaria de Estado da Casa Civil, que passou a ser denominada Secretaria de Estado da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico. Portanto, o DRM-RJ, atualmente encontra-se vinculado à Casa Civil.

Na última década, em decorrência do significativo aumento da produção petrolífera do Estado e da descoberta da camada pré-sal, passou a atuar na área de Petróleo&Gás Natural, com a criação, em 2007, do Centro de Informações da Produção de Petróleo e Gás Natural do Governo do Estado do Rio de Janeiro – CIPEG, com o objetivo de manter um banco de dados atualizado sobre a produção

de Petróleo e Gás Natural no Estado e, através dos dados existentes nesse banco, produzir análises e pesquisas sobre a produção de petróleo, fornecendo ao Governo do Estado, às prefeituras e à sociedade fluminense informações qualificadas sobre o quadro da produção petrolífera fluminense.

Atento às demandas da sociedade, mais uma vez amplia seu leque de atuação, passando, a partir de 2009, a atuar na área de risco geológico, o que resultou na criação do Núcleo de Análise e Diagnóstico de Escorregamentos - NADE, hoje responsável pelo mapeamento das áreas de risco iminente em 91 municípios do Estado, além do atendimento as situações de emergência.

Em virtude da ampliação de suas competências e com o objetivo de otimizar o seu desempenho, o DRM-RJ – Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro, promoveu, em 2011, uma profunda reflexão, que contemplou análise institucional e formulação estratégica.

A partir dessa discussão ficaram definidas as áreas de atuação, atividades, macroprocesso, Missão, Visão e Valores e Mapa Estratégico institucionais.
Atualmente, a estrutura organizacional do DRM-RJ, aprovada pelo Decreto nº 28.417, de 23/05/2001, passa por um processo de adequação, não somente às novas atribuições adquiridas ao longo do tempo, como também às estratégias definidas para o alcance da sua Visão de Futuro.


ÁREAS DE ATUAÇÃO


 

 
ÁREAS DE ATUAÇÃO/AÇÕES

Missão:
“Gerar e difundir o conhecimento geológico, promovendo o desenvolvimento sustentável, em atendimento às demandas da sociedade
fluminense”

Visão de Futuro:
“Tornar-se, em 2015, o Serviço Geológico de referência nacional dentre as instituições ligadas à geologia e prevenção de desastres geológicos”

Valores:

  • Valorização das pessoas
  • Ética
  • Responsabilidade socioambiental
  • Melhoria Contínua
  • Trabalho em Equipe
  • Conhecimento Técnico-científico



MAPA ESTRATÉGICO

GESTÃO DA QUALIDADE

O Programa da Qualidade do DRM-RJ foi implantado em 1999. Desde então, a organização obteve alguns reconhecimentos do Programa Qualidade Rio e do Gespública, dentre os quais destaca-se o Diploma Ouro, no Prêmio Qualidade Rio, Ciclo 2003.

Atualmente a organização vem direcionando seus esforços na implantação do Modelo de Excelência em Gestão – MEG®, com foco na identificacão e mapeamento dos seus processos, na definição das diretrizes institucionais e na construção de um planejamento que contemplle as estratégias e respectivos indicadores de gestão, visando o alcance da sua Visão de Futuro.

 

MACROPROCESSO





 


 

Acesso Rápido