Skip to content
Home Risco Geológico
Núcleo de Análise e Diagnóstico de Escorregamentos

Seg, 02 de Setembro de 2013 00:00
Desde que assumiu a competência na área de Risco Geológico, em 2009, o DRM-RJ estruturou um setor específico para desenvolver suas ações: o Núcleo de Análise e Diagnóstico de Escorregamentos – NADE-DRM-RJ. 
O Núcleo de Análise e Diagnóstico de Escorregamentos – NADE foi criado visando atender às expectativas da sociedade fluminense em relação à ampliação do conhecimento sobre Riscos Geológicos e a tomada de decisão pelo Governo do Estado no que se refere à Gestão de Risco, principalmente no apoio à Defesa Civil estadual e aos municípios.

Foi consolidado com o apoio de recursos alocados pelo Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano – FECAM, da Secretaria de Estado do Ambiente – SEA, através de projeto aprovado em fevereiro de 2010. Em sua Reunião Ordinária de 14 de março de 2012, o Conselho Superior do FECAM aprovou novo projeto (FECAM II) já com a proposta de conclusão do mapeamento de Risco Iminente dos Municípios Fluminenses (85 municípios mapeados até julho de 2013) e para início da execução do programa de Cartografia Geotécnica de Aptidão Urbana (em 10 municípios selecionados).
Em 2011 e 2012 o NADE esteve em plena operação, contando com corpo técnico de 10 (dez) profissionais especializados. O Núcleo tem a coordenação geral e orientação técnica a cargo do diretor de geologia Cláudio Amaral, também professor da UERJ e a coordenação gerencial da geóloga Ingrid Lima. O principal objetivo do Núcleo é desenvolver ações coordenadas entre os órgãos públicos, as universidades fluminenses e associações técnico-científicas sediadas no estado do Rio de Janeiro, no sentido de intensificar a prevenção de desastres associados aos escorregamentos nas encostas no território estadual.
 
Atribuição do NADE
Assessorar os municípios fluminenses, fazendo com que os seus recursos humanos e financeiros atinjam o máximo quanto ao aproveitamento do conhecimento já acumulado sobre risco a escorregamentos;
Estabelecer produtos em diversas escalas - cartas de susceptibilidade, cartas geotécnicas (para planejamento) e cartas de risco, com qualidade científica, que garantam, ao mesmo tempo, o enfrentamento dos problemas a nível municipal e a inserção do material gerado num sistema nacional de gestão de risco. 

Conheça os nossos produtos: 

Filtro     Exibir # 
# Título do Artigo
1 Cartas de Risco dos Municípios Fluminenses
2 Cartas de Risco Remanescente a Escorregamentos nos Municípios de Teresópolis e Nova Friburgo - RJ
 

Acesso Rápido